quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Filmes para Educadores 6

Caros Educadores,


Um filme para trabalharmos os aspectos de nossa concepção de inclusão no âmbito da vida cotidiana. Estou em busca de um livro para completar essa reflexão, inclusive que trate de altas sensações.

Admirei a ideia de um tetraplégico que consegue viver socialmente com a ajuda de um rapaz que também vive muito mais após conhecer seu parceiro.


Lindas histórias de valores e atitudes. Uma reflexão sobre os caminhos que escolhemos na vida e talvez um exercício de previsão, pois não teremos a chance de recomeçar em ralação aos casos únicos de nossas vidas.


Mais histórias de vidas com enfoque mítico como o filme anterior. Serve aos céticos porque podem ler os aspectos morais nas atitudes das personagens.
Conviva você mesmo com sua moral e, quem sabe, conseguirá a felicidade plena. 
O difícil é estabelecer um conceito ético para o que deve ser essa felicidade.


Reality que mostra as estruturas das relações familiares em relação ao julgo que as personagens fazem do que é o julgo da sociedade.
Uma leitura complexa sobre exposições e a formação das crianças em lares diversos.
Sugiro os vídeos da Professora Marta Khol com foco na sociogênese.


Uma indicação para completar essa sequência que tata da vida no cotidiano e a transformação social de nossos tempos.
A ciência que investiga também pode ser manipulada e os títulos certamente são úteis, mas de nada valem se forem rasos no que se propõem seus detentores.
Na luta entre a ciência e o mito tudo pode ser uma questão de prática e experiência.

Espero que realizem boas reflexões e lembro que o Educador que lê o mundo terá a chance de ver melhor o que há dentro dos olhos de seus alunos.

Boas seções!