domingo, 30 de setembro de 2012

A vez do hipertexto dizer qual é a audiência da Educação no contexto dos canais de mídia.


Hipertexto nada mais é do que um texto com links para outros textos, páginas e arquivos na Rede (WWW). Um ótimo recurso didático para orientar o leitor nos complementos em sua leitura sobre qualquer assunto.

Enfim, chegamos ao assunto deste artigo: a audiência das informações tratando de educação nos canais de mídia.  

Pesquisei a audiência dos blogs no Brasil e um dos poucos dados que encontrei mostra que os que tratam de educação possuem 1% em relação aos demais. Blogs  humorísticos chegam à 70% em relação ao total de visualizações. http://webinsider.uol.com.br/2012/06/04/infografico-mostra-numeros-sobre-a-audiencia-dos-blogs/

Nenhuma novidade, apesar do senso comum, pois em sala de aula a coisa também deve chegar ao 1% de fãs e adeptos ao que lhe é proporcionado. Sem pessimismo de minha parte e com o que vemos após a perda do behaviorismo em relação aos pais que mantinham os filhos atentos na escola por meio de estímulos.

Foi exatamente o que tentei buscar, estímulo sem behaviorismo, para continuar escrevendo em blogs e por conta de acreditar que mudaremos essas percepções dos alunos em relação ao significado de ir à escola.

Na televisão a coisa ficou ainda pior com grandes produções para amor, sexo, encontros com fulanos e beltranos, e confesso que isso me causou muito pânico.   Todos buscam entretenimento e a educação  poderá ser divertida e instrutiva ao mesmo tempo, claro, se bem produzida.

Vale lembrar que os programas destinados ao nosso tema são bem chatos, muito parecidos com horários eleitorais, então passando de chatos para bizarros também. A aula apresentada na TV é chata como a presencial que ainda vemos nas escolas. O mesmo vale para as aulas que objetivam atuar com formação de professores, pois desejo que eles entendam que o recurso depende de entusiasmo e planejamento para uma apresentação estimulante.

O Facebook é um recurso interessante para divulgação e interação nos dias de hoje, mas fico muito bravo quando vejo um bom filme ou um artigo tratando de educação com duas marcações de “Curtir” e um ou dois “Compartilhamentos”. Nem precisa de susto, pois quando é uma foto do feijão que a fulana preparou para o namorado que acabou de conhecer na praia as opções de curtir e compartilhar chegam às dezenas e centenas.

Óbvio que deve ser muito mais importante saber a história do feijão ou ver a sua fazenda ganhar uma plantação de milho virtual!

Resolvi falar porque cheguei ao limite de minha capacidade de sublimar quando em dois grandes aeroportos procurei por uma revista que tratasse de educação. Encontrei de tudo, mas nenhuma educacional em quatro livrarias e três revistarias.

Neste caso, nem são mais chatos ou pouco produzidos, não existem como opção!

Enfim, será que existe um mecenas interessado em produzir conteúdos e programas educacionais que podem ser tão lucrativos como os de entretenimento, e trazerem o principal item para uma sociedade: jovem bem formado e saudável para garantir ao menos seus cuidados na velhice.

Quem estiver interessado em ser mecenas, por favor, me procure!

Grato,

Atenciosamente.


sábado, 29 de setembro de 2012

Jogos Matemáticos em Patrocínio Paulista - SP


Brincar é gostoso, faz bem e aprendemos muito!

Os jogos podem ser competitivos, cooperativos, coletivos ou individuais e o Professor pode e deve direcioná-los para vários momentos, desde que se relacionem com o objetivo do curso/aula.

No primeiro momento de nossa reunião discutimos a teoria e trabalhamos com novos pensadores que produziram pesquisas para o ensino da matemática.

Relacionamos o significado e algumas referências bibliográficas para a didática da matemática.


No momento dos jogos é importante a observação das aptidões e interesse dos alunos em relação ao que propusemos.

Percebam que os rostos expressam bem os sentimentos, o grau de concentração e a interação entre os pares.


As regras e os momentos de mediação entre os alunos são importantes pontos de observação para o tratamento de conteúdos atitudinais.

O mediador só deve realizar intervenções quando for estritamente necessário, pois precisamos garantir que nossos alunos desenvolvam essas habilidades e interiorizem valores por meio de vivências.


Devemos conhecer as regras do jogo,  e antes disso é preciso que saibamos os conteúdos para que o jogo seja realizado. 

Neste caso, quem não sabe somar sentirá dificuldades para jogar, por isso vamos aprender para jogar!


O desafio que estimula e nos faz vivenciar momentos de superação, auto-confiança e aspectos importantes do hábito de pensar e organizar pensamentos.




 Jogos como: Torre de Hanói, jogo do sapo, quebra-cabeça de cores, argola e agulha, tangram, material dourado, jogo lince, baralhos educativos em português e inglês, soma, multiplicação, tabuadas modernas e outras opções foram exploradas pelos professores.


A palheta que veio da Colômbia e agradou muito!

Confira as opções em nosso estudo na página das blogoficinas.


Tudo vale muito quando conseguimos contextualizar os saberes escolares aos momentos de diversão, que na verdade são momentos de aprender muito!


Lembro que antes de todos esses momentos estudamos as teorias que são necessárias para fundamentar e sistematizar de maneira didática nossas aulas.


Abraços e bons jogos!


Reunião Pedagógica em Bariri - SP


Geografia, História e Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Além de produtiva nossa reunião proporcionou discussões sobre a diversidade de recursos que podemos aplicar em sala de aula para o trabalho com estas áreas de conhecimento.

Nosso estudo chamado de contextos e diversificações abordou alguns projetos interdisciplinares que podem ser ampliados, reescritos e imprimir outras formas de criação que podem ficar por conta dos Professores.


Vocês poderão acessar ao estudo teórico e as dicas por área de conhecimento nas páginas das blogoficinas. http://blogoficinas3.blogspot.com.br/p/contextos-e-diversificacao-geografia.html


Softwares para o trabalho com alfabetização cartográfica que permitem contextos em relação aos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.


Exercícios e programas de pesquisa com textos jornalísticos para o trabalho com História e com Língua Portuguesa.


Um projeto integrada da Microsoft para o trabalho com ciências, que favorece os momentos de publicação e significação dos conteúdos para nossos alunos.

Acesse o estudo e prepare pesquisas, atividades e publicações que contribuirão para processos mais interativos e significativos em relação ao estudo dessas áreas.

Bom trabalho!


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jogos matemáticos e alfabetização em Paial - SC

Caros Professores,


Vocês já imaginaram um chimarrão servido com um jardim especialmente elaborado na cuia?

Pois é, este foi o brinde de nossa reunião que mostrou o capricho da Professora que preparou o mate para nosso encontro!

Tudo calculado (pensado) e executado (procedimentos) com muito significado em relação ao contexto da Cidade de Paial.


Uma paisagem que certamente vale uma moldura!

Montanhas, chimarrão e Professores dedicados. Um segredo que guardarei no cofre da memória virtual, porém a chave está na ponta de nossos dedos. Tudo desvendado em um clique!


O painel construído pelos alunos de Paial já sinaliza que o ambiente é favorável ao mundo da publicação, e isso nos revela que se os alunos publicaram, nós também o faremos.



Minha vez de publicar!


Os jogos matemáticos que preparei para o encontro foram expostos antes da entrada das Professoras, para que causassem curiosidade. 

Como uma mesa de festa, essa é a didática, pois primeiro os olhos se interessam e só depois degustamos.

Iniciamos nossas reflexões com as teorias tratando de alfabetização (Língua Mãe, Matemática e Tecnológica).

Vocês poderão acessar aos conteúdos por meio dos links dispostos ao final da matéria.


Um dos princípios para aplicarmos jogos de maneira contextualizada em nossos cursos é o conhecimento do mediador em relação ao jogo.

Então, partimos para a etapa de exploração desses jogos.


Claro que os estímulos não demoraram a instigar a curiosidade de nossa equipe.


Quem faz aquele belo chimarrão, também pensa muito na hora de resolver o problema!


A Educação Infantil é o mundo das cores, da curiosidade, da brincadeira e dos jogos com muito significado pedagógico.


Quando o jogo "UNO" começou...


Não imaginei que quase o café ficaria em segundo plano. Chamei por três vezes, mas só ao final da segunda rodada fomos para o café!


Você sabe qual o segredo do jogo da velha!

Pois é, tente descobrir o que aprendi em Paial. Tem um jeito de ganhar sempre.

Após nosso momento de brincar, terminamos nossa reunião com novos momentos de reflexão e com inúmeras possibilidades de aplicação em sala de aula.

Claro que pensamos no planejamento e na condição de atender aos objetivos traçados no plano de curso e no plano de aula.

Por fim, alguns jogos tecnológicos com mais possibilidades para uma cesta que apenas começou a dar frutos! Cesta que dá fruto? Será igual ao carrinho da moça que comprou 200 aboboras de uma só vez?

Agradeço ao empenho dos Professores de Paial, pois é sempre muito bom estar  com profissionais comprometidos!

Os conteúdos estão disponíveis nos estudos das blogoficinas (Cliquem nas figuras para acessá-los):







Que tal um vídeo para reflexão?



Bons estudos!


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Matemática - A importância de saber quem é seu leitor - 3ª medição

Caros Professores,


Publicar é importante e faz bem!

Saímos do mundo onde escrevíamos para corrigir ortografia e entramos no mundo em que podemos ter vez e voz.

A construção de textos é uma constante em melhorias para nossa comunicação e capacidade de escrever, mas na blogsfera (O mundo dos blogs) podemos ir além das questões gramaticais e do prazer em publicar.

Podemos trabalhar com estatística e direcionar os canais por tipo de assunto. Chegamos ao mundo da comunicação sem fronteiras em relação ao idioma.
O significado estará presente, pois medirão os dados de seus blogs e aprenderão a lidar com situações do mundo virtual que certamente não fazem quando acessam a Rede sozinhos.

Construo alguns blogs e os alimento aos poucos, isso requer continuidade e tempo, uma iguaria rara em nosso cotidiano. Também, escrever falando de educação, escola e áreas de estudo não proporcionam índices de audiência, com exceção da Khanacademy, que possui patrocínio de Bill Gates.

Portanto, fico feliz com o público que já lê estes blogs e tenho claro o objetivo de propor novos blogs de professores.  Construiremos juntos e ao tempo de cada um!

Em 23/05/2012 os blogs somavam 4632 visualizações. Leia matéria publicada na data.

Hoje (18/09/2012) o número de visualizações atingiu o montante de 12927, com 110 visualizações/dia em média,  distribuídos da seguente forma:

- Blog do Professor Leandro Martins

Este trabalho serve como exemplo de matriz para outros blogs (Referência), pois escrevo os trabalhos em blogs distribuídos por assuntos, mas tenho que utilizá-lo como ponto de partida.
Com os alunos esse processo poderá acontecer com um blog da escola que direcione para vários blogs das turmas.


 O primeiro passo para verificação da audiência em seu blog é acompanhar a "Visão Geral" de acessos e  estabelecer uma meta mínima de postagens por dia e mês.


Depois procure conhecer a origem dessas visitas em relação ao País em que o leitor está. 
Neste caso Brasil e Estados Unidos formam um bloco que representa 91,3% dos acessos, Alemanha e Russia 6,9% e Portugal, Canadá, França, Reino Unido. Itália e Espanha 1,7%.

Curiosidades como o software utilizado como navegador trazem indicações que os desenvolvedores também estão de olho nas estatísticas, é claro.


Os sistemas operacionais também mostram o acompanhamento das empresas em relação aos acessos.
Tudo isso servirá como fonte de informação e atividades com seus alunos, pois no mundo do significado será de muita valia medir e interpretar dados reais.


Encerrando o primeiro blog apresento a leitura de gráficos (Barras) e a observação dos sites que proporcionaram o maior número de visitantes ao blog.
Estes dados indicam os sites e portais que temos obrigatoriedade de oferecer links com chamadas (resenhas).
Uma nova oportunidade didática para trabalharmos com os tipos textuais e seus gêneros.







As blogoficinas são três blogs divididos por assuntos e seus acessos são realizados por Professores que participam das reuniões presenciais e pelo público que pesquisa na rede.


O público também mantém a característica do blog principal com Brasil e Estados Unidos no topo dos acessos.



Somam 1194 acessos do total dos blogs e para um Professor isso já representa uma excelente quantidade de alunos virtuais.



O Canal Youtube conta com 1961 acessos e comprova que os vídeos são um excelente ferramenta didática, mas devemos nos atentar para a capacidade e o hábito de leitura e produção de textos pelos alunos.
Aliás, vídeo também é leitura.



O Teatro Azul é um blog com histórias de quem conta histórias e técnicas básicas para a arte de encantar por meio do teatro.


Um blog para conversarmos sobre o uso de novas tecnologias na escola e as funções didáticas na hora de aplicar estes recursos.


- Bullying Cine TV


A utilização de filmes para trabalharmos conteúdos atitudinais.



Um blog para ser lido do celular, com imagens leves e textos adaptados.
Podem observar que as características de acesso deste blog mudam em relação aos demais, pois além dos acessos dos Estados Unidos serem quase iguais aos do Brasil, o Canadá representa o terceiro País que mais fornece leitores.



Outro ponto interessante é manter uma página do projeto no Facebook , mas certamente essa ação exigirá autorização dos pais e muito controle por parte da escola.


A oportunidade nestes caso é a produção de textos e resenhas para chamadas de público e a interação com pessoas em tempo real, porém friso novamente o controle que deve ser imposto pela escola.


O mediador deverá acessar todos os dias os comentários e excluir algo indevido sempre, e ao mesmo tempo trabalhar as questões comportamentais. Por exemplo, quem postou e os motivos do uso indevido do espaço.

Por fim, o Twitter

@lwmuno
@blogoficinas


Hoje somam 353 seguidores, o que ainda é um pequeno passo, mas assim iniciaremos essa cultura nos ambientes escolares, aos poucos e com perseverança.
Claro que não nos esqueceremos de verificar a função didática do processo (Para que?).

Os blogs possuem audiência considerável hoje, mas os blogs de educação ficam com apenas 1% do número de leitores.

Caso se interessem pelo assunto:




Acessem a Blogoficina "Blogsfera" e trabelhe a construção de blogs com sua equipe pedagógica e com seus alunos.


Nós Professores temos que publicar também os caminhos  para nossos alunos, e praticarmos com eles.

Boas postagens aos novos blogueiros, os educadores!