segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conte e ouça - Alunos que contam histórias



Caros Professores,

Uma oficina para aprendermos como contar e como ensinar a contar...




Vídeo de Abertura

Assista em tela cheia no cana Youtube
 http://youtu.be/kBU2MdKfIpU 






Acesse o conteúdo na página "Crianças" da blogoficina O Teatro Azul.

Boas histórias e ótimos momentos com seus alunos!






domingo, 22 de abril de 2012

Material Dourado - Esquenta

Caros Professores,

Publicarei um informativo tratando do uso do material dourado e do ábaco, mas antes vale um esquenta com vídeos postados no youtube.








Logo mais vocês poderão acessar ao material impresso!

Boas operações e ótimos jogos!









quarta-feira, 18 de abril de 2012

Usar Tecnologia dá Prêmios!

Caros Professores,



A Educarede da Fundação Telefônica abriu inscrições para o Prêmio de Inovação Educativa 2012.

No portal vocês poderão conferir as categorias e os requisitos para participação, porém o destaque vale muito além do prêmio, pois este é mais um ambiente de troca para professores que utilizam tecnologia em sala de aula e também aos que em breve farão uso dela.

As inscrições estão abertas e irão até o dia 20 de maio de 2012, confira o calendário no portal.

Espero encontrá-los como participantes e usuários.

Abraços e bons projetos!

domingo, 15 de abril de 2012

Movimento e Histórias - Psicomotricidade e Pedagogia


Um estudo para transformar a história em algo participativo, de vez em quando ou quase sempre!
Como em todo boa história a moral está embutida no contexto, pois era uma vez...

Vídeo de Abertura
Assista ao vídeo em tela cheia pelo canal Youtube

Acesse a blogoficina "O Teatro Azul" e veja um pouco do trabalho com atividades lúdicas e os jogos em sala de aula.








Brincadeira de Criança - Reunião Pedagógica em Taubaté SP

Reunião Pedagógica com os Professores da Rede Municipal de Taubaté - SP.


Brincadeira de criança diverte adulto, mas ensina muito também!

No último sábado 14/04/2012, estive em Taubaté realizando duas oficinas com os Professores da Educação Infantil e da Recreação.  
Tratamos do lúdico e dos jogos em sala de aula embasados nos estudos sobre psicomotricidade, com um dinâmica exemplar por parte dos Educadores.

Jogos, música, dança e histórias criadas em equipes muito animadas!


Momentos de diversão em uma manhã de sábado com brincadeiras que ensinam!


Abrir as malas de brinquedos e organizá-los entre as equipes foi uma das tarefas relacionadas à organização do espaço e a percepção dos objetos.
Depois, partimos para a exploração e reconhecimento da função de cada um dos objetos.


Relacionar e contextualizar a atividade lúdica ao material utilizado, e planejar para atingir o objetivo da proposta da aula (Função didática).


A publicação das brincadeiras para atingirmos os objetivos de avaliação e de troca entre as equipes.

Agradeço aos Educadores que participaram das reuniões e aos momentos de realização que me proporcionaram.

Informo que o cachorrinho de pelúcia foi adquirido em uma papelaria de Copacabana no Rio de Janeiro. O dono do estabelecimento disse que comprou na Rua 25 de Março em São Paulo!

Espero realizar novas brincadeiras por aí!









Reunião Pedagógica em Parisi SP - Agradecimento

Caros Professores,

Agradeço aos Professores e aos Gestores da Rede Municipal de Educação de Parisi, pelo excelente encontro pedagógico que realizamos no dia 10/04/2012.


Nosso estudo permeou a leitura por fruição como base para o desenvolvimento da competência leitora.

Os Educadores da Rede, como sempre, participaram e discutiram os caminhos para levar seus alunos ao hábito de ler, escrever e publicar.

Iniciamos o dia com momentos teóricos (Leitura por fruição, competência leitora, tipos textuais e gêneros textuais), todos trabalhados com exercícios de produção de texto oral e escrito.


Terminamos nossa manhã com o jogo do argumento. Palavras complicadas para mostrar o quanto nossos alunos e nós precisamos desenvolver repertório linguístico e perceber o processo ético ao argumentar (Socrático).

Na parte da tarde os Educadores produziram textos argumentativos e os pontos essenciais deste exercício foram:  

- A produção do texto argumentativo passo a passo;
- Praticar a pesquisa para poder argumentar;
- Tomar decisões em equipe e praticar a produção coletiva;
- Produzir, revisar e publicar o texto para efetivar o processo de comunicação mediada.




Vocês poderão ler os slides do estudo na integra no Blog "O Teatro Azul" . Além da teoria, publiquei exemplos de projetos e o resultado da publicação dos Professores de Parisi.

O Site "AMS Educação" do Professor Alberto Martins da Silva (Diretor da Escola EMEIF "IRENE ZANETI FONSECA, escola onde realizamos o encontro), publicou um parecer dos trabalhos que realizamos. 
Mais um espaço construído por um Educador, para troca de experiências e notícias ligadas ao nosso dia a dia em sala de aula.

Terminamos nosso dia falando de avaliação e aproveitando um lanche com sorvete.
Muito bom!







sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tipos Textuais e Seus Gêneros em Ler, escrever e publicar.


Tipos Textuais e Seus Gêneros em Ler, escrever e publicar.

Um projeto para reflexões de educadores em relação ao produzir e publicar textos com seus alunos.
O prazer de ler desenvolvido e aproveitado nos saberes escolares de nossos cursos regulares.
A comunicação mediada aplicada de maneira efetiva e a inovação permeando nossas práticas.

Vídeo de abertura
Assista em tela cheia no Canal Youtube:


"O Teatro Azul" oferece todos os slides, vídeos e oficinas presenciais que tratarão do assunto nessa jornada



- 1ª parte - Guia apresentando um breve relato das propostas do estudo;


- 2ª parte - Leitura por Fruição (Conjunto de slides para reflexão da importância e de como podemos ajudar aos nossos alunos no desenvolvimento desta competência);


Vídeo de abertura

Reprodução em tela cheia no canal Youtube






- 3ª parte - Competência Leitora (Teoria e reflexão sobre o conjunto de conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais para o desenvolvimento da competência);



Vídeo de abertura


Reprodução em tela cheia no canal Youtube




- 4ª parte - Tipos Textuais e Seus Gêneros (Estudo e prática);



Vídeo de abertura

Reprodução em tela cheia no canal Youtube




- 5ª parte - Argumentação e seus gêneros (Estudo e prática do tipo textual que os alunos têm mais dificuldade em desenvolver);





- 6ª parte - Jogo do Argumento (Um exemplo para diversificar o trabalho em sala de aula);



- 7ª parte - Projetos (Três exemplos de grandes projetos já realizado em escolas);





- 8ª parte - Nossa publicação (Breve relato das reuniões presenciais realizadas em Redes de Ensino);





- 9ª parte - Vídeos para ampliação do estudo.








 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Tecnologia e a mente humana - Deu na TV e faz tempo que deu no blog

Caros Professores,


O Jornal da Globo (TV Globo) exibiu matéria tratando do uso de novos hardwares pelas crianças, como os tablets. http://g1.globo.com/jornal-da-globo/conecte.html

Claro que dia a dia é uma palavra composta com termo de ligação e respeitando o acordo ortográfico ela não utiliza mais hífen, mas a matéria ficou ótima:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/04/acesso-tecnologia-pode-influenciar-diferenca-de-habilidades-nas-criancas.html

Abriram com imagens de um garoto de dois anos e meio que usava um tablet como quem abria uma bala, além disso ele adora aprender inglês no aparelho. Claro que a supervisão da mãe em relação ao conteúdo e o tempo de utilização do aparelho são fundamentais.

Também mostraram uma escola onde frequentemente aulas são ministradas com o recurso (Tablet) em sala, e acreditem a letra cursiva é trabalhada pelo professor e pelo aluno com toques na tela. Cade a lousa verde?


Quando lancei o Projeto Tela Digital na blogoficina "ON - Novas Tecnologias", a proposta era justamente inserir o uso de novos recursos tecnológicos de maneira contextualizada e muito bem encaminhada nas aulas de todos os segmentos.

A reportagem mostrou a proposta aplicada aos alunos da Educação Infantil de uma escola da Rede Pública e foi uma festa de aprendizagem, diversão e interesse.

Portanto, a tecnologia passou de realmente de diferencial para essencial!
Cabe aos Educadores de hoje estudá-la, contextualizá-la e aplicá-la em sala de aula, pois a escola é para o aluno, não podemos nos esquecer disso.



Leia no tutorial de ON o que diz Gary Small, quando o assunto é o desenvolvimento de novas conexões neurais, ligadas ao córtex     pré-frontal dorsolateral.

As profissões do futuro exigirão novas habilidades e elas estão ligadas ao uso de tecnologia. A escola pode e deve orientar os sentidos práticos e éticos em relação aos novos e necessários conhecimentos, habilidades e atitudes.

Realmente não há mais como justificar a falta do recurso e essas premissas nos levam a pergunta que venho fazendo faz alguns anos:

Você está ON?