domingo, 4 de novembro de 2012

Reuniões 3.0 - Colégio Mundaí em Porto Seguro - BA


Um pedaço do Brasil para ninguém botar defeito!

A paradisíaca cidade me encantou com a Escola Mundaí que fica em um sítio e apresenta um ambiente que vi poucas vezes na educação.

Exemplos que devem ser seguidos na hora de pensarmos em uma escola!



Nossa reunião abordou  temas referentes à tecnologia em sala de aula e a utilização no ambiente escolar.

Vocês poderão acessar ao estudo na página das blogoficinas.


Outro ponto importante é a questão de orientação aos alunos e a família que deve fazer parte do trabalho escolar (Conteúdos atitudinais) para formação de hábitos saudáveis em relação ao uso dos equipamentos tecnológicos.

Informar e exemplificar os casos de estresse digital, dos super conectados e outros problemas que podem surgir com o excesso de horas em frente aos computadores, tabletes e telefones.

Fica claro que eles fazem parte do mundo de hoje e que podem nos trazer inúmeras possibilidades didáticas, mas que devem como qualquer mecanismo, serem usados dentro de um padrão aceitável.

O desenvolvimento de projetos tecnológicos deve ser acompanhado também com as informações sobre o uso adequado para uma rotina saudável.


Por fim, pesquisamos com comandos direcionados no google.

Parece repetitivo, mas o processo da alfabetização tecnológica para professores deve contemplar uma equipe e não apenas os mais desenvolvidos no assunto.

Os alunos também devem aprender a pesquisar com maior qualidade e o próximo passo deve ser a orientação de como saber se o produto da pesquisa é epistemológico (científico).

Processo - Pesquisa, leitura, verificação e avaliação e daí por diante.

O conteúdo está publicado nas páginas da blogoficina ON.

Boas navegações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário